Com 40.176 mil casos confirmados e 40 mortes por dengue, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) faz alerta para o combate contra os focos do mosquito Aedes aegypti em todo Mato Grosso do Sul. De acordo com a pasta, este período de chuvas e calor é o ideal para proliferação do inseto.
Segundo o Boletim Epidemiológico, atualmente o estado apresenta 40.176 casos confirmados da doença em 2023. O índice representa aproximadamente o dobro dos casos registrados no ano anterior, que somaram 21.328 pessoas contaminadas de janeiro a dezembro.
Entre os 79 municípios de Mato Grosso do Sul, 74 deles classificam-se com alta incidência de casos prováveis para a doença, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Ribas do Rio Pardo, Terenos, Paranaíba e Tacuru apresentam incidência média, enquanto apenas Aparecida do Taboado atinge baixa incidência.
Campo Grande lidera a lista com o maior número de casos confirmados da doença, com 11.801, seguida por Três Lagoas (4.613) e Corumbá (2.202).
Veja dicas para combater os focos
Evite água parada, em qualquer época do ano;
Mantenha bem tampado tonéis, barris de água e caixas d’agua;
Guarde pneus em locais cobertos;
Remova galhos e folhas de calhas;
Não deixar água acumulada sobre a laje;
Encha pratinhos de vasos com areia até a borda ou lave-os uma vez por semana e faça sempre a manutenção de piscinas.
Feche bem os sacos de lixo e não deixe ao alcance de crianças e animais.
fonte: g1ms
Comentarios