top of page
Buscar
Jornal

Dourados foi atingida por vento de 90 quilômetros por hora e quase 4 mil raios


Casa no Residencial Greenville, destruída pelo temporal que atingiu Dourados (Foto: Adilson Domingos)


O temporal que atingiu Dourados na noite desta quarta-feira (30) teve vento de 90 quilômetros por hora e pelo menos 3,9 mil raios. Os dados são da concessionária Energisa. Houve queda de energia elétrica em pelo menos 25 bairros.

Conforme a Defesa Civil, ao menos 22 casas foram afetadas pelo temporal. Algumas perderam completamente a cobertura e outras tiveram até as paredes derrubadas. Os estragos ocorreram principalmente na região sul, nos residenciais Esplanada, Harrison de Figueiredo, Dioclécio Artuzi e Greenville.


Na região oeste, o forro de gesso da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, no Parque Alvorada, desabou durante a chuva. Não há registro de feridos. Árvores caíram sobre carros, sobre a fiação elétrica e até sobre o telhado de casas.


Equipes da Defesa Civil continuam nas ruas fazendo levantamento dos estragos. Outra medida urgente é remover árvores derrubadas pelo vento que estejam interditando ruas e avenidas. Conforme o órgão municipal, oficialmente há registro de cinco árvores caídas na área central. Entretanto, ocorreram quedas também nos bairros, ainda não contabilizadas.


De acordo com o Guia Clima, da Embrapa Agropecuária Oeste, a chuva de ontem à noite foi de 10,7 milímetros, suficiente para alagar as vias centrais. Não houve registro de alagamento de casas. Os estragos foram causados pelo vento.


Árvore derrubada por temporal sobre casa no Residencial Dioclécio Artuzi (Foto: Adilson Domingos)


Árvore derrubada por temporal sobre casa no Residencial Dioclécio Artuzi (Foto: Adilson Domingos)

Conforme a empresa, entre 17h e 21h, foram contabilizadas 9,8 mil descargas atmosféricas em Mato Grosso do Sul, sendo 3,9 mil só no município de Dourados.


“A Energisa acionou o seu plano de contingência e reforçou em 4 vezes o número de equipes na região de Dourados para atender as ocorrências relacionadas ao temporal. De imediato, foram realizadas manobras por telecomando para restabelecimento da energia elétrica para grande parte dos clientes e as equipes seguem atuando nos reparos para normalizar o fornecimento de energia o mais rápido possível”, informou a concessionária.


Segundo a Energisa, em casos como o de ontem em Dourados, são atendidos com prioridade os hospitais, unidades de saúde e situações que coloquem a segurança da comunidade em risco. Também prioriza atendimento a sobrevida, ou seja, pessoa que necessita de equipamento vital para sobrevivência.


Os bairros mais impactados pelo temporal em Dourados foram Chácara Cidelis, Chácara Califórnia, BNH IV Plano, Parque Alvorada, Parque do Lago, Residencial Pelicano, Vila Industrial, Vila São Francisco, Vila Tonani I, Jardim Marcia, Vila Amaral, Vila Eldorado, Jardim Flórida II, Centro, Jardim Itália, Jardim Água Boa, BNH II Plano, BNH III Plano, Jardim Guanabara, Vila Cachoeirinha, Parque das Nações, Jardim Itaipu, Altos do Indaiá, Vila Matos e Jardim Rasselen.


fonte:campograndenews

34 visualizações0 comentário

Commentaires


bottom of page